metropoles.com

Eduardo Leite prevê que federação com Podemos sairá em janeiro

Futuro presidente do PSDB, Eduardo Leite aposta que entrada do Podemos na federação PSDB-Cidadania deve se concretizar em janeiro de 2023

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, saindo do STF após reunião sobre ICMS com a ministra Rosa Veber.
1 de 1 Governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, saindo do STF após reunião sobre ICMS com a ministra Rosa Veber. - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Governador eleito do Rio Grande do Sul e futuro presidente nacional do PSDB, Eduardo Leite aposta que o Podemos entrará na federação PSDB-Cidadania em janeiro de 2023.

À coluna, o tucano afirmou que as negociações para a entrada do Podemos na federação dos dois partidos, que existe desde abril de 2022, ganharam fôlego nas últimas semanas.

Se concretizada, a adesão significará a entrada de dois novos partidos no grupo. Isso porque, em novembro, o Podemos anunciou sua fusão com o PSC, tornando as duas uma só legenda.

Na avaliação do governador eleito, a parceria é estratégica. Principalmente para dar sobrevida ao PSDB, que vem levando tombos desde 2018 e sofreu um importante revés nas eleições de 2022.

Neste ano, o partido não teve candidato à Presidência pela primeira vez desde a redemocratização e elegeu três governadores (RS, MS E PE), perdendo São Paulo, seu principal celeiro eleitoral.

Para a Câmara, os tucanos elegeram apenas 13 deputados federais para próxima legislatura. Em 2018, o PSDB havia elegido uma bancada de 29 representantes para a Casa.

“Oposição responsável”

Eduardo Leite defende que o PSDB seja novamente oposição ao novo governo Lula. “Uma oposição responsável, fiscalizadora”, afirmou o futuro presidente do partido.

O governador, porém, diz estar disposto a dialogar com Lula e ressalta ter um bom trânsito com o ex-tucano e vice-presidente da República diplomado, Geraldo Alckmin (PSB-SP).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?