Eduardo Bolsonaro questiona viagem de Lula a Portugal
Filho de Jair Bolsonaro, Eduardo Bolsonaro protocolou requerimento questionando tamanho da comitiva e gastos de Lula em viagem a Portugal
atualizado
Compartilhar notícia
Do outro lado do balcão após a derrota do pai nas eleições, o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) decidiu cobrar do governo Lula o mesmo que os opositores de Jair Bolsonaro cobraram do ex-presidente.
Nessa segunda-feira (24/4), o parlamentar protocolou um requerimento questionando a Presidência quanto Lula gastou em sua recente viagem a Lisboa, que a coluna acompanha in loco.
No requerimento, Eduardo pergunta ao ministro da Casa Civil, Rui Costa, sobre a comitiva do governo e os gastos da viagem. Ele quer saber, por exemplo, como foi escolhido e quanto custou o hotel do Lula em Portugal.
Eduardo Bolsonaro questina também os critérios para a escolha dos membros da comitiva, a função de cada um deles e como foi escolhido o hotel no qual Lula ficou em Portugal.
“Com base nas informações apresentadas anteriormente, é notório que o custo da viagem oficial do Presidente foi bastante elevado. Levando em conta que as decisões financeiras do Governo têm impacto direto na economia do País, acreditamos que seja fundamental a divulgação dos valores gastos com essa viagem durante a estadia da comitiva. É importante que todos tenham acesso a esses dados para avaliar e saber como os recursos públicos estão sendo utilizados por este Governo. “, afirmou o deputado.
Como noticiou o Metrópoles, Lula ficou hospedado no cinco estrelas da rede Tivoli localizado na tradicional Avenida da Liberdade, um dos principais centros de compras e hoteis de luxo de Lisboa.
Gastos do clã Bolsonaro
O clã Bolsonaro, vale lembrar, ficou famoso pelos gastos da presidência em viagens. No casamento de Eduardo Bolsonaro, por exemplo, foram contabilizados R$ 100 mil no cartão corporativo do Planalto.
Já em sua última viagem como presidente, no auto-exílio nos Estados Unidos, Bolsonaro chegou a gastar R$ 667,5 mil entre os dias 28 e 31 de dezembro de 2022, com diárias, hospedagens, aluguel de veículos e intérpretes.
Confira o requerimento na íntegra:
RIC-1012-2023 by Gustavo Zucchi on Scribd