Segundo apurou a coluna, Eduardo já pediu para lideranças do PL negociarem sua indicação ao cargo com Hugo Motta (Republicanos-PB), favorito para se eleger presidente da Câmara no sábado (1º/2).
3 imagens
1 de 3
O deputado Eduardo Bolsonaro quer virar o "chanceler" da Câmara
VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto
2 de 3
Eduardo Bolsonaro está cotado para assumir a Secretaria de Relações Institucionais da Câmara
VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto
3 de 3
Eduardo Bolsonaro tem mandato de deputado federal até 2026
VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto
A secretaria desejada por Eduardo é responsável por estabelecer as diretrizes da diplomacia da Câmara, promover a cooperação com parlamentos de outros países e cuidar das missões oficiais dos deputados.
O filho 03 de Jair Bolsonaro é bastante ligado a temas da pauta internacional. Eduardo atua como principal interlocutor do pai junto a lideranças da direita em outros países.
Na Câmara, o deputado já presidiu a Comissão de Relações Exteriores. Ele comandou o colegiado em 2019, primeiro ano do mandato de Bolsonaro como presidente da República.
Analisar as solicitações de missões oficiais no exterior feitas por Deputados a convite de instituições e organismos internacionais; assessorar as delegações da Câmara dos Deputados em missões oficiais.
Acompanhar as atividades das assembleias parlamentares a que o parlamento brasileiro pertence.
Realizar encontros com o objetivo de manter a interlocução da Câmara com o Itamaraty e com embaixadas e representantes de organismos internacionais sediados em Brasília.
Intermediar a elaboração de acordos e memorandos de entendimento entre a Câmara e parlamentos estrangeiros.
Organizar e acompanhar reuniões, conferências e visitas de delegações estrangeiras à Câmara.
Elaborar e acompanhar a correspondência internacional da Presidência da Câmara dos Deputados.