“É a volta dos black blocs”, diz aliado de Lula sobre vandalismo no DF
Ex-ministro de Lula, Gilberto Carvalho diz que atos de vandalismo em Brasília na segunda-feira marcaram a volta da tática “black bloc”
atualizado
Compartilhar notícia
Ex-ministro e um dos homens de confiança de Lula, Gilberto Carvalho afirmou à coluna que as ações de vândalos bolsonaristas na noite da segunda-feira (12/12), em Brasília, marcou a volta dos “black blocs” ao país.
A tática, que ficou conhecida no Brasil durante os protestos de 2013 e 2014 contra o aumento das passagens de ônibus, utiliza a violência e a depredação como estratégia para chamar a atenção durante as manifestações.
“É a retomada dos black blocs”, afirmou Carvalho à coluna, cobrando a prisão dos responsáveis por queimar carros e ônibus na capital federal. “Por muito menos, nossos militantes eram detidos aos montes”, criticou.
Na avaliação do ex-ministro, os manifestantes não devem retomar os protestos em Brasília. “É politicamente devastador para o bolsonarismo. A reprovação social desmotiva”, argumentou.
Os atos de vandalismo na capital federal nessa segunda assustaram aliados de Lula. A segurança do presidente eleito foi reforçada, mas sua rotina de trabalho na transição não foi alterada.