metropoles.com

Discurso e tietagem: como foi o churrasco de Lula com ministros do STJ

Jantar de Lula com ministros do STJ reuniu 23 dos 31 integrantes da Corte e foi regado a churrasco, discurso do petista e até tietagem

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Presidência da República
Lula oferece jantar aos ministros do STJ
1 de 1 Lula oferece jantar aos ministros do STJ - Foto: Presidência da República

O presidente Lula reuniu ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) para um jantar nessa quarta-feira (18/9) na Granja do Torto, residência de campo da Presidência em Brasília. O evento, regado a churrasco, discurso do petista e até tietagem, reuniu 23 dos 31 magistrados da Corte.

Segundo apurou a coluna, Lula fez um discurso relativamente longo. Usando microfone, o presidente criticou a direita radical. Disse, por exemplo, que a esquerda nunca foi para a porta da casa de ministros de tribunais superiores para protestar, como membros da direita fazem.

Lula afirmou ainda, de acordo com relatos colhidos pela coluna, estar muito preocupado em manter a democracia no Brasil. O atual mandatário do Palácio do Planalto também fez críticas ao ex-presidente Jair Bolsonaro por não ter reconhecido a derrota nas eleições de 2022 e ter viajado para os Estados Unidos.

Na fala, Lula também voltou a reclamar da ausência de mulheres e negros no Judiciário. O petista chegou a comparar a quantidade de homens e mulheres no STJ e sugeriu que a questão da diversidade seja pensada por todos. No inicio da semana, ele já tinha falado em “supremacia branca do Judiciário”.

Ministros tietam Lula

O jantar contou com a presença até mesmo de dois ministros indicados ao STJ pelo ex-presidente Jair Bolsonaro: Messod Azulay Neto e Paulo Sérgio Domingues. Os dois posaram para foto com Lula ao lado dos colegas e também pediram para o petista autografar a imagem, que foi impressa na hora.

O jantar ocorreu em meio à expectativa de indicação de Lula para duas vagas de ministros do STJ. A Corte deve eleger duas listas tríplices em outubro e enviá-las para o presidente escolher os nomes. De acordo com participantes, o petista não teria tocado no assunto durante o evento na Granja do Torto.

O churrasco seguiu até por volta das 22h. O presidente da República estava acompanhado dos ministros do governo Jorge Messias (AGU), Ricardo Lewandowski (Justiça) e Rui Costa (Casa Civil). A primeira-dama Janja e as companheiras dos ministros não participaram do jantar.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?