metropoles.com

Diretor da Prevent Senior recorre ao STF para ficar calado na CPI

Pedro Júnior entrou com habeas corpus no Supremo pedindo também para não ter que assumir o compromisso de falar a verdade

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Edilson Rodrigues/Agência Senado
CPI da Covid
1 de 1 CPI da Covid - Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

Convocado a prestar depoimento à CPI da Covid-19 nesta quinta-feira (16/9), o diretor-executivo da Prevent Senior, o médico Pedro Júnior, recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF) para ter o direito de não assumir o compromisso de falar a verdade e de não responder perguntas que o autoincriminem.

O habeas corpus preventivo foi protocolado pela defesa do médico nesta quarta-feira (15/9). O pedido foi distribuído para o ministro Ricardo Lewandowski, a quem caberá decidir em caráter liminar (provisório). Os advogados pedem que a liminar seja submetida ao plenário do STF em seguida.

“Ante todo o exposto, requer a Vossa Excelência a concessão da liminar, para determinar que a Autoridade Coatora, Presidente da CPI da COVID, conceda ao Paciente PEDRO BENEDITO BATISTA JÚNIOR o tratamento próprio à condição de investigado, assegurando o direito de não assinar termo de compromisso na qualidade de testemunha, dispensando-o de responder sobre fatos que impliquem autoincriminação e, ainda, para que não sejam adotadas quaisquer medidas restritivas de direitos ou privativas de liberdade, como consequência da invocação deste direito, garantindo, ainda, o direito de assistência e comunicação com seus advogados de forma reservada durante seu depoimento”, solicita a defesa de Pedro Júnior.

Inicialmente, a CPI só pretendia ouvir o diretor-executivo da Prevent Senior na sexta-feira (17/9). A cúpula da comissão, porém, decidiu antecipar a oitiva após o depoente previsto para quinta, Danilo Trento, diretor da Precisa, não ser encontrado para ser notificado do depoimento.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?