metropoles.com

Quando Zé Dirceu baterá o martelo sobre voltar à política

Aliados do ex-ministro José Dirceu dizem que ele só decidirá se volta ou não para a política após resolver algumas pendências

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metropóles @hugobarretophoto
José Dirceu, ex-ministro da Casa Civil do Brasil
1 de 1 José Dirceu, ex-ministro da Casa Civil do Brasil - Foto: Hugo Barreto/Metropóles @hugobarretophoto

Aliados do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu dizem que ele ainda não bateu o martelo se volta ou não à política, possivelmente como candidato a deputado federal em 2026 pelo PT.

Interlocutores de Dirceu dizem que, quando questionado sobre a possibilidade, ele garante que só decidirá se concorre ou não nas próximas eleições nacionais quando se livrar de todas as suas pendências na Justiça.

Dirceu foi condenado pelo escândalo do Mensalão e começou a cumprir pena em novembro de 2013. Entretanto, foi beneficiado por um indulto natalino assinado pela então presidente Dilma Rousseff, em 2015.

Já na Lava Jato, o ex-ministro tenta reverter no Supremo Tribunal Federal as duas condenações que tem no âmbito da operação. Aliados do petista creem que até o fim de 2024 ele deverá ter uma resposta da Corte.

Dirceu nos holofotes

Apesar de ainda não ter definido seu futuro político, Dirceu voltou aos holofotes em Brasília desde o início do terceiro mandato de Lula na Presidência da República.

O ex-ministro é consultado frequentemente por algumas das figuras do primeiro escalão do governo, que buscam aconselhamento, especialmente sobre a relação com o Congresso Nacional.

Sua festa de aniversário em Brasília, realizada no último dia 16 de março, reuniu a alta cúpula dos poderes Executivo e Legislativo, incluindo o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, e o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).

Dirceu também foi chamado para discursar no Senado, na terça-feira (2/4), em sessão que marcou os 60 anos do golpe militar de 1964. Foi a primeira vez que voltou ao Congresso após sua cassação, há 19 anos.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?