metropoles.com

Dino se emociona em discurso na última reunião ministerial do ano

Flávio Dino chegou a embargar a voz durante discurso na reunião ministerial de quarta-feira (20/12), provelmente a última dele no governo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ricardo Stuckert/PR
Imagem do ministro Flávio Dino em última reunião ministerial de 2023 - Metrópoles
1 de 1 Imagem do ministro Flávio Dino em última reunião ministerial de 2023 - Metrópoles - Foto: Ricardo Stuckert/PR

O ministro da Justiça, Flávio Dino, se emocionou durante discurso na reunião ministerial desta quarta-feira (20/12), a última de 2023 e, muito provavelmente, a última dele como integrante do governo Lula.

Dino foi o quinto ministro a discursar na reunião. Em sua fala, segundo relatos, ele fez um balanço de sua gestão à frente do Ministério da Justiça e agradeceu o apoio dos demais integrantes do governo.

Colegas de Dino dizem que ele estava visivelmente emocionado e chegou a embargar a voz em determinado momento da fala. Ao final do discurso, o ministro foi bastante aplaudido.

Antes de Dino, discursaram os ministros Rui Costa (Casa Civil), Fernando Haddad (Fazenda), Paulo Pimenta (Secom) e Alexandre Padilha (Relações Institucionais).

De acordo com relatos, cada um dos quatro ministros fez um balanço das ações de suas pastas ao longo de 2023 e apontou diretrizes e metas para o ano de 2024.

Antes dos ministros, Lula fez uma fala de abertura. Nela, o presidente elogiou Dino e disse que o ministro ficará no governo até 8 de janeiro, para participar de um ato em alusão ao um ano das invasões golpistas em Brasília.

Dino sairá de férias

Conforme noticiou a coluna, Dino pediu a Lula para tirar férias entre a última semana de dezembro e o início de janeiro. A previsão é de que o ministro volte depois de 5 de janeiro.

O pedido, se atendido formalmente por Lula, fará com que o atual secretário-executivo da pasta, Ricardo Cappelli, assuma interinamente o comando do Ministério da Justiça durante as férias de Dino.

Na avaliação de aliados de Cappelli, a interinidade será uma nova chance para ele mostrar serviço para Lula, antes de o petista decidir o substituto definitivo de Dino na pasta.

Cotados para suceder Dino

Filiado ao PSB, Cappelli vem se articulando, nos bastidores, para assumir Ministério da Justiça definitivamente. Para pessebistas, ele seria o “sucessor natural” de Dino.

O secretário-executivo da pasta, entretanto, está longe de ser o favorito de Lula. Um dos mais cotados para assumir a pasta hoje é o ex-ministro do STF Ricardo Lewandowski.

Também estão no páreo o advogado Marco Aurélio de Carvalho, coordenador do grupo Prerrogativas, e Wellington César Lima e Silva, secretário especial de Assuntos Jurídicos da Presidência.

Após deixar o governo, em meados de janeiro, Dino retomará seu mandato de Senado, onde ficará até sua posse como ministro do Supremo, marcada para o dia 22 de fevereiro.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?