Dilma será assunto de Haddad em encontros no G20
Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, quer chancelar a indicação de Dilma Rousseff à presidência do banco dos Brics em reuniões do G20
atualizado
Compartilhar notícia
Durante encontros no G20, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, deve acertar os últimos detalhes para a confirmação da ex-presidente Dilma Rousseff na presidência do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), o banco dos Brics.
Haddad levará o nome de Dilma nas conversas que terá com o ministro de Fazenda da África do Sul, Enoch Guandongwana, e com a ministra das Finanças da Índia, Nirmala Sitharaman.
Segundo interlocutores de Haddad, a indicação já está praticamente acertada. O nome de Dilma é consensual entre os países em desenvolvimento, afirmam. O G20 acontece em Bangalore, na Índia, nesta quinta-feira (23/2) e sexta-feira (24/2).
Rússia e China também fazem parte dos Brics. No fim de março, Lula estará no país asiático para também pacificar o nome de Dilma ao NBD, além de demais acertos econômicos.
Fernando Haddad terá ao todo seis encontros bilaterais com representantes da economia de países que participam do G20. Além dos ministros da Índia e da África do Sul, ele conversará o ministro da França, Bruno Le Maire, a ministra da Espanha, Nádia Calvino, o ministro da Argentina, Sergio Massa, além do comissário para a União Europeia, Paolo Gentilioni.