Dez ministros de Lula se afastam do governo por causa das eleições
Pelo menos 10 ministros de Lula tiraram férias ou licença nos últimos dias para se dedicar à reta final da campanha para eleições municipais
atualizado
Compartilhar notícia
Ao menos 10 ministros do governo Lula tiraram férias ou pediram licença do cargo nos últimos dias para se dedicar às eleições municipais, cujo primeiro acontece no domingo (6/10).
Esses ministros se afastaram do governo para percorrer suas bases eleitorais pedindo votos para aliados e, assim, fomentando suas possíveis candidaturas nas eleições de 2026.
O ministro Desenvolvimento Social, Wellington Dias (PT), foi um dos que pediu licença. Ele ficará afastado nesta segunda-feira (30/9) e na sexta-feira (4/10), reta final para o primeiro turno.
Oficialmente, a assessoria do petista alega que ele se licenciará do ministério por “motivos pessoais”, embora, nos bastidores, seus aliados admitam que ele se afastou para ajudar aliados na campanha.
Já o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Márcio Macedo, tirou férias por causa das eleições municipais. O petista está focado em cidades do estado de Sergipe, seu reduto eleitoral.
Assim como Macêdo tiraram férias para se dedicar à campanha eleitoral os ministros Luiz Marinho (Trabalho), André Fufuca (Esportes), Luciana Santos (Ciência e Tecnologia) e Camilo Santana (MEC).
Na lista, estão ainda os ministros José Múcio (Defesa), Jader Filho (Cidades), Waldez Góes ( Integração e Desenvolvimento Regional) e Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário.
Veja a lista completa:
- Ministro do Trabalho, Luiz Marinho: férias de 13 de setembro a dia 4 de outubro;
- Ministro do Esporte, André Fufuca: férias do dia 23 de setembro a 4 de outubro;
- Ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira: férias de 23 de setembro a 6 de outubro;
- Ministra da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos: férias até 4 de outubro;
- Ministro da Educação, Camilo Santana: férias de 23 de setembro a 4 de outubro;
- Ministro da Secretaria Geral da presidência, Márcio Macedo: férias de 30 de setembro a 4 de outubro;
- Ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes: férias nos dias 26 e 27 de setembro de 2024 e no período de 30 de setembro a 4 de outubro;
- Ministro das Cidades, Jader Filho: férias nos dias 30 de setembro e 1º de outubro;
- Ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias: licença de 30 de setembro e 4 de outubro;
- Ministro da Defesa, José Mucio: férias de 28 de setembro a 4 de outubro.
Orientação de Lula
No começo do mês de agosto, o presidente Lula fez uma reunião ministerial em Brasília para mandar alguns recados para os ministros sobre as eleições municipais de 2024.
O petista não vetou a participação de seus auxiliares, mas pediu para que os ministros ressaltassem, em suas bases, as obras do governo federal, e não tentassem atribui-las a partidos ou a si próprios.
Na época, fontes do governo ouvidas pela coluna disseram que o recado do presidente da República era destinado, especialmente, para os ministros de partidos do Centrão.