metropoles.com

Deputados travam guerra para atender STF e redividir bancadas

Deputados travam disputa na Câmara para atender ordem do STF e redividir tamanho de bancadas por estado; SP é visto como fiel da balança

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Mário Agra/Câmara dos Deputados
Foto colorida do plenário da Câmara dos Deputados - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida do plenário da Câmara dos Deputados - Metrópoles - Foto: Mário Agra/Câmara dos Deputados

Deputados federais travam, nos bastidores, uma verdadeira guerra para atender a ordem do STF de redividir o número de parlamentares por estado, sem aumentar o total de 513 integrantes da Câmara.

A mudança está sendo tratada na Casa por meio de um projeto de lei complementar que, atualmente, tramita na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), sob a relatoria do deputado Danilo Forte (União-CE).

Como esperado, cada bancada tem puxado sardinha para seu estado, o que tornará a missão do relator ainda mais complicada. Forte, porém, aposta na bancada de São Paulo como “fiel da balança” para aprovar o projeto.

A interlocutores, o relator disse que sua ideia é manter a bancada paulista com 70 deputados, continuando a maior da Casa. Dessa forma, ele espera não enfrentar resistência dos paulistas para aprovar o texto.

Outros estados, como o Rio de Janeiro, não devem ter a mesma sorte. A previsão do relator é de que os fluminenses sejam os mais afetados pelo projeto, podendo perder até quatro deputados federais.

Na segunda-feira (12/8), Forte promoveu uma audiência pública sobre o tema. A ideia do relator é amadurecer o texto para conseguir votá-lo no primeiro semestre do próximo ano.

Ordem do STF

A ordem do STF à Câmara foi dada em agosto de 2023. Segundo a decisão da Corte, se a Casa não aprovar a redivisão das vagas até 30 de junho de 2025, a mudança será feita pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?