Deputados questionam ministro de Lula sobre causas do apagão
Três deputados protocolaram requerimentos de informação ao ministro Alexandre Silveira, questionando as causas do apagão que atingiu o país
atualizado
Compartilhar notícia
Horas após o apagão que atingiu a quase totalidade dos estados brasileiros, deputados pedem explicações ao ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.
Ao menos três deputados protocolaram, no fim da manhã desta terça-feira (15/8), requerimentos de informação ao ministério, solicitando mais explicações sobre a falta de energia elétrica no Brasil.
Dois dos parlamentares que pediram explicações são, inclusive, de partidos da base do governo: Drª Alessandra Haber (MDB-PA) e Fausto Santos Jr. (União-AM).
“O que se sabe até o momento é que houve uma ocorrência no Sistema Interligado Nacional (SIN), que é o sistema de grande porte para produção e transmissão de energia elétrica de todo país. É importante entender o que ocorreu e evitar que se repita o apagão, porque situação como esta não pode ser tratada como uma mera ‘falta de energia'”, justifica a emedebista.
Já o deputado de oposição que pediu informações foi Coronel Meira (PL-PE). Ele chega a questionar o governo se a renúncia do ex-presidente da Eletrobras, Wilson Ferreira Jr., tem alguma relação com o apagão.
“Coincidentemente, no dia anterior ao apagão (14/8/2023), foi divulgada a renúncia do presidente da Eletrobras, Sr. Wilson Ferreira Júnior, sem que fosse informado o motivo da saída”, questiona o deputado do PL.