metropoles.com

Deputados do Centrão abrem guerra por vaga no TCU

Pelo menos quatro deputados federais disputam a vaga que será aberta com a aposentadoria da ministra Ana Arraes, atual presidente da Corte

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Felipe Menezes/Metrópoles
Sede do TCU
1 de 1 Sede do TCU - Foto: Felipe Menezes/Metrópoles

Deputados federais do Centrão abriram uma guerra, nos bastidores, em busca de apoio para serem o nome escolhido pela Câmara para ministro do Tribunal de Contas da União (TCU).

A próxima vaga de indicação da Câmara será aberta em 2022, quando a atual presidente do TCU, ministra Ana Arraes, completará 75 anos e se aposentará compulsoriamente.

A coluna apurou que pelo menos quatro deputados federais já se movimentam para disputar a vaga: Jhonatan de Jesus (Republicanos-RR), Hugo Leal (PSD-RJ), Soraya Santos (PL-RJ) e Fábio Ramalho (MDB-MG).

Eles têm procurado colegas parlamentares e dirigentes partidários em busca de apoio. Recentemente, por exemplo, Jhonatan e Hugo Leal conversaram com o presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo.

O deputado do Republicanos é visto, hoje, como o favorito na disputa, por ter a preferência do atual presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e a simpatia do Palácio do Planalto.

O TCU é composto por nove ministros. O presidente da República tem direito a indicar três – um por escolha pessoal e outros dois entre auditores e membros do Ministério Público. Os outros seis são cotas da Câmara e do Senado.

Para as vagas da Câmara, a escolha se dá por meio de votação secreta entre os deputados federais. Vence o candidato que tiver maioria simples, ou seja, votos de mais da metade dos parlamentares presentes na sessão.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?