Deputados do Centrão abrem guerra por vaga no TCU
Pelo menos quatro deputados federais disputam a vaga que será aberta com a aposentadoria da ministra Ana Arraes, atual presidente da Corte
atualizado
Compartilhar notícia
Deputados federais do Centrão abriram uma guerra, nos bastidores, em busca de apoio para serem o nome escolhido pela Câmara para ministro do Tribunal de Contas da União (TCU).
A próxima vaga de indicação da Câmara será aberta em 2022, quando a atual presidente do TCU, ministra Ana Arraes, completará 75 anos e se aposentará compulsoriamente.
A coluna apurou que pelo menos quatro deputados federais já se movimentam para disputar a vaga: Jhonatan de Jesus (Republicanos-RR), Hugo Leal (PSD-RJ), Soraya Santos (PL-RJ) e Fábio Ramalho (MDB-MG).
Eles têm procurado colegas parlamentares e dirigentes partidários em busca de apoio. Recentemente, por exemplo, Jhonatan e Hugo Leal conversaram com o presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo.
O deputado do Republicanos é visto, hoje, como o favorito na disputa, por ter a preferência do atual presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e a simpatia do Palácio do Planalto.
O TCU é composto por nove ministros. O presidente da República tem direito a indicar três – um por escolha pessoal e outros dois entre auditores e membros do Ministério Público. Os outros seis são cotas da Câmara e do Senado.
Para as vagas da Câmara, a escolha se dá por meio de votação secreta entre os deputados federais. Vence o candidato que tiver maioria simples, ou seja, votos de mais da metade dos parlamentares presentes na sessão.