metropoles.com

Deputados e relator do novo marco fiscal discutem punição a gestores

Relator do novo marco fiscal na Câmara analisa incluir punições a gestores públicos que não cumprirem gatilhos após descumprimento de metas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Plenário da Câmara dos Deputados, onde será votada em segunda instância a PEC - metrópoles
1 de 1 Plenário da Câmara dos Deputados, onde será votada em segunda instância a PEC - metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O relator do projeto do novo marco fiscal na Câmara, Cláudio Cajado (PP-BA), e o deputado Pedro Paulo (PSD-RJ) discutem incluir na proposta um artigo prevendo uma punição a gestores públicos que não obedecerem os gatilhos acionados após o descumprimento de metas fiscais.

Segundo o projeto, cada meta não cumprida acionaria um gatilho para medidas de contenção imediata de despesas. Por exemplo, se o governo elevar os gastos acima do limite de 70% estabelecido, a lei poderia obrigar o executivo a cortar cargos comissionados no governo ou despesas com publicidade.

Esse tipo de gatilho seria de cumprimento obrigatório pelos servidores. A ideia discutida entre Cajado e Pedro Paulo é que, caso o funcionário público não execute a tarefa determinada, ele seja punido.

“A ideia seria trazer uma série de gatilhos para o controle e redução da despesa, com medidas e vedações. O não acionamento dessas medidas aí sim geraria uma responsabilização, pelo caminho da improbidade”, afirmou o deputado Pedro Paulo.

Os deputados ainda discutem detalhes de como colocar isso no papel, com quais medidas de vedação de gastos e sanções. Pedro Paulo, no entanto, promete protocolar uma emenda ao projeto fazendo a sugestão.

“Não seria uma sanção pelo descumprimento de uma meta, de um índice. Porque isso seria uma punição extremamente rigorosa, pesada e até injusta. Às vezes o descumprimento de uma meta tem uma série de externalidades que o gestor não controla. Regra fiscal sem responsabilização não é regra fiscal é carta de intenções”, disse.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?