metropoles.com

Deputados defendem que PSD use corte de gastos para dar “troco” no PT

Deputados do PSD nunca engoliram o fato de o PT ter preterido o candidato da sigla de Gilberto Kassab na disputa pelo comando da Câmara

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Presidente Lula, acompanhado da janja, recebe o mandatário da China, Xi Jinping, em cerimônia oficial no Palácio da Alvorada Brasília DF Metropoles
1 de 1 Presidente Lula, acompanhado da janja, recebe o mandatário da China, Xi Jinping, em cerimônia oficial no Palácio da Alvorada Brasília DF Metropoles - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

Deputados federais do PSD defendem, nos bastidores, usar o pacote de corte de gastos para dar o “troco” no governo Lula e no PT, após a sigla de Gilberto Kassab ser preterida na disputa pela presidência da Câmara.

Parlamentares dizem que o PSD deveria se posicionar contra o projeto como uma resposta ao governo, após petistas declararem apoio à candidatura de Hugo Motta (Republicanos-PB) em detrimento a de Antonio Brito (PSD-BA).

3 imagens
O líder do PSD na Câmara, Antônio Brito (BA).
Brito é líder do PSD
1 de 3

Antonio Brito, Lula e o senador Omar Aziz

Ricardo Stuckert/PR
2 de 3

O líder do PSD na Câmara, Antônio Brito (BA).

Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
3 de 3

Brito é líder do PSD

Bruno Spada/Câmara dos Deputados

Como mostrou a coluna, lideranças do PSD já avaliavam, nos bastidores, que a decisão do PT de apoiar Hugo Motta na disputa pela sucessão de Arthur Lira (PP-AL) poderia respingar na relação entre as duas legendas.

Além do PSD, o União Brasil, que teve o deputado Elmar Nascimento (BA) preterido pelo PT na disputa pelo comando da Câmara, também resiste em votar com o governo nos projetos de ajuste fiscal.

Corte de gastos x emendas

Além das questões internas da Câmara, o pacote enfrenta ainda o imbróglio das emendas parlamentares. Os deputados culpam o Palácio do Planalto pela decisão do ministro do STF Flávio Dino sobre o tema.

O motivo é que o magistrado, considerado um dos principais aliados de Lula no Supremo, liberou o pagamento das emendas, mas impôs uma série de restrições e medidas de transparência que não foram votadas pelo Congresso.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?