Deputados articulam dar a comissões poder sobre agências reguladoras
Deputados dizem que conversam nos bastidores para que decisões de agências sejam apreciadas por comissões temáticas da Câmara
atualizado
Compartilhar notícia
Deputados aliados do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), debatem, nos bastidores, uma proposta para dar às comissões temáticas do Congresso o poder de barrar decisões de mérito de agências reguladoras.
A ideia é votar junto da medida provisória (MP) de reestruturação ministerial uma emenda que obrigaria agências como a Aneel e a Anvisa a terem suas ações avaliadas pelos parlamentares nas comissões.
Parlamentares argumentam que medidas semelhantes já foram adotadas nos Estados Unidos e em países da União Europeia. O argumento é de que a medida evitaria “abusos” das agências, suscetíveis ao lobby de entidades privadas.
Aliados de Lira dizem que a ideia será debatida com o relator da medida provisória. O favorito ao posto é o deputado Domingos Neto (PSD-CE), homem de confiança do presidente da Câmara.
Emenda mais branda
Hoje, já existe uma emenda à MP que trata da fiscalização do mérito das agências. Apresentada pelo deputado Danilo Forte (União-CE), a emenda é mais branda, ao criar conselhos para avaliar as decisões das agências.
Tais conselhos teriam representantes de diversos setores da sociedade, como entidades de defesa do consumidor e empresas. Os membros seriam indicados pelas entidades e apenas aprovados pelas comissões do Congresso.