metropoles.com

Deputado sugere que governo Lula crie “Waze” da gasolina mais barata

Deputado Julio Lopes (PP-RJ) propôs ao governo Lula a criação de um aplicativo que indique quais postos vendem combustíveis mais barato

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Billy Boss/Câmara dos Deputados
Deputado Julio Lopes
1 de 1 Deputado Julio Lopes - Foto: Billy Boss/Câmara dos Deputados

Um deputado do Progressistas, partido do atual presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), enviou uma sugestão ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad, propondo a criação pelo governo de um aplicativo sobre o preço de combustíveis no Brasil.

Em 14 de março, Julio Lopes (PP-RJ) enviou uma sugestão ao atual chefe da equipe econômica pedindo que o governo estude a criação do “Waze Preço Brasil”, um aplicativo que permitiria aos motoristas verificar os postos com combustíveis mais baratos na região.

A ideia de Lopes é criar um aplicativo semelhante ao que já é feito pelo tradicional Waze. Só que, em vez de somente aguardar a colaboração dos usuários, o parlamentar quer que o governo federal crie mecanismos de fiscalizar os preços por meio de dados da Receita.

“Trata-se da instituição de um sistema que permita, em tempo real, que o consumidor saiba qual é o menor preço do combustível por região. A sugestão é que este sistema seja estruturado por meio de aplicativo móvel, similar ao ‘Waze’, de forma que o cidadão consiga ter na palma de sua mão uma base de dados online e instantânea que aponte as referidas informações, e, também, que possa contribuir com a atualização dessas informações por meio do envio  de sua Nota Fiscal Eletrônica (NF-e)”, explica o parlamentar.

Para que os usuários se sintam incentivados a colaborar, Julio Lopes ainda sugere “prêmios” para quem informar dados de suas notas fiscais eletrônicas. Além de prêmios em dinheiro, o deputado do partido de Lira sugere, por exemplo, “um dia no Palácio do Planalto”.

“Não se trata de algo complexo, pois a Receita Federal tem registrado através da emissão da NF-e o preço por litro do combustível adquirido, sendo necessário apenas a conexão direta com o sistema gov.br para filtrar as informações dos produtos consumidos pelo cidadão e lançar de forma instantânea no aplicativo”,  afirmou.

Confira a sugestão:

INC-264-2023 by Gustavo Zucchi on Scribd

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?