metropoles.com

Deputado questiona Itamaraty sobre ida de Malafaia a funeral da rainha

Marcelo Calero (PSD-RJ) pediu informações ao Itamaraty sobre a viagem de Jair Bolsonaro a Londres para o funeral da rainha Elizabeth II

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rachel Sabino/Especial Metrópoles
Pastor Silas Malafaia em Londres
1 de 1 Pastor Silas Malafaia em Londres - Foto: Rachel Sabino/Especial Metrópoles

A escolha dos membros da comitiva levada pelo presidente Jair Bolsonaro ao funeral da rainha Elizabeth II em Londres é alvo de questionamentos pela Câmara dos Deputados.

Na última terça-feira (20/9), o deputado federal Marcelo Calero (PSD-RJ) protocolou dois requerimentos de informação ao ministro Carlos França (Relações Exteriores) pedindo esclarecimentos.

Os pedidos questionam, em especial, a escolha dos membros que viajaram à Inglaterra. Dentre eles, a presença do pastor Silas Malafaia, líder da igreja Assembleia de Deus Vitória em Cristo, na comitiva.

O próprio Malafaia confessou que não sabia o motivo de ter sido escolhido. O pastor também acompanhou Bolsonaro em Nova York, onde o presidente participou da Assembleia Geral da ONU.

“O Presidente da República estava acompanhado do senhor Silas Malafaia, líder religioso e apoiador declarado do Governo. Conforme manifestação do próprio senhor Malafaia, ele mesmo não sabia a motivação do convite, uma vez que não ocupa posto no Ministério das Relações Exteriores, ou em qualquer outro órgão do Governo Federal”, afirma o deputado em seu pedido.

Calero também pergunta ao Itamaraty sobre os custos que a embaixada brasileira em Londres teve para que  Bolsonaro falasse com seus apoiadores na varanda da residência oficial do chefe da missão.

O presidente, que negou que estivesse na Grã-Bretenha para fazer política, fez um um discurso de cunho eleitoral diante de seus apoiadores que compareceram à embaixada.

O deputado federal fluminense, que é diplomata de carreira, requisita ainda acesso aos telegramas diplomáticos trocados pela embaixada e o Ministério das Relações Exteriores nos últimos dois meses.

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?