metropoles.com

Deputado quer proibir quem tem offshore de assumir cargo no governo e BC

Parlamentar apresentou projetos que, se aprovados, impediriam Paulo Guedes e Roberto Campos Neto de serem nomeados para seus atuais cargos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Marcelo Camargo/Agência Brasil
Presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, fala em comissão no Senado Federal durante sua sabatina. No detalhe ele ouve a pergunta de um senador, diante de microfone - Metrópoles
1 de 1 Presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, fala em comissão no Senado Federal durante sua sabatina. No detalhe ele ouve a pergunta de um senador, diante de microfone - Metrópoles - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Vice-líder do PSOL na Câmara, o deputado federal Ivan Valente (SP) protocolou nesta semana dois projetos que, se aprovados, impediriam o ministro da Economia, Paulo Guedes, e o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, de serem nomeados para os respectivos cargos.

Um dos projetos altera a Lei de Conflito de Interesses (Lei 12.813/13), para prever que não pode assumir cargo ou emprego no âmbito do Poder Executivo federal pessoas que possuem empresa offshore ou conta bancária em paraísos fiscais definidos pela Receita Federal.

A proposta, que mira Guedes, também prevê conflito de interesses para quem possui investimentos “em bens cujo valor ou cotação possa ser afetado por decisão ou política governamental a respeito da qual a autoridade pública tenha informações privilegiadas”.

O outro projeto altera a legislação do Banco Central para acrescentar um dispositivo que proíbe a ocupação de cargo na diretoria colegiada do BC por pessoa que tenha conta ou empresa em paraísos fiscais. A proposta diz ainda que os atuais diretores que se enquadrarem na situação devem deixar o cargo em até 30 dias.

Os projetos foram apresentados pelo deputado do PSOL após o especial Pandora Papers, do qual o Metrópoles faz parte, revelar que Guedes tem uma empresa offshore nas Ilhas Virgens Britânicas, famoso paraíso fiscal, e que Campos Neto também teve, mas fechou em outubro de 2020.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?