metropoles.com

Deputado que exaltou avô na polícia nazista repudia ataque a Vini Jr.

Deputado Paulo Bilynskyj, que defendeu atuação do avô ao lado dos nazistas, quer moção de repúdio da Câmara contra ataque a jogador Vini Jr.

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Bruno Spada/Câmar
Delegado Paulo Bilynskyj
1 de 1 Delegado Paulo Bilynskyj - Foto: Bruno Spada/Câmar

O deputado bolsonarista Delegado Paulo Bilynskyj (PL-SP) foi um dos primeiros a protocolar na Câmara, nesta segunda-feira (22/5), uma moção de repúdio aos ataques racistas contra o jogador brasileiro Vinícius Júnior, o Vini Jr., na Liga Espanhola.

A manifestação, no entanto, chamou atenção no meio político por se tratar do mesmo parlamentar que, na semana passada, foi repudiado por diversas entidades judaicas, por ter exaltado a participação de seu avô na polícia nazista de Adolf Hitler.

Em discurso no plenário da Câmara na quarta-feira (17/5), Bilynskyj exaltou a participação de seu avô na Waffen-SS, subdivisão da polícia nazista de Hitler, lutando contra o exército soviético para “libertar a Ucrânia das garras do comunismo”.

Nesta segunda, Bilynskyj ignorou a polêmicas envolvendo seu próprio nome e apresentou um requerimento pedindo ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), uma moção de repúdio da Casa contra a “La Liga” e seu presidente, Javier Tebas Medrano.

“É inadmissível que em pleno ano de 2023 ainda estamos discutindo este assunto, que tem por finalidade a tentativa de atingir, desrespeitar e ofender a integridade e pessoa do senhor Vinícius Júnior. Não iremos tolerar estas manifestações e cobraremos sim um posicionamento da Federação Espanhola de Futebol e de seu presidente”, afirma o deputado na moção.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?