Deputado “príncipe” recebe doação de um dos “reis” das armas de fogo
Luiz Philippe de Orléans e Bragança recebeu doação de Antonio Marcos de Moraes Barros, empresário do ramo de armas de fogo
atualizado
Compartilhar notícia
Autointitulado “Príncipe”, o deputado federal Luiz Philippe de Orléans e Bragança (PL-SP) foi, até o momento, o único candidato das eleições deste ano agraciado com uma doação de um empresário considerado um dos “reis” do ramo de armas de fogo no Brasil.
O parlamentar, membro da Família Imperial brasileira e candidato à reeleição, recebeu R$ 50 mil de Antonio Marcos de Moraes Barros. O empresário é listado como “diretor” da Associação Nacional da Indústria de Armas e Munições (Aniam), segundo o site da Receita Federal.
Barros tem ainda em seu currículo uma longa lista de serviços prestados ao setor no Brasil. Ele foi presidente da Companhia Brasileira de Cartuchos (CBC), uma das maiores produtoras no país de munições, cartuchos e acessórios para armas de fogo.
O empresário também era, até 2018, um dos maiores acionistas da Taurus, fabricante brasileira de revólveres, pistolas e espingardas. Após a eleição do presidente Jair Bolsonaro, porém, Barros vendeu grande parte de suas ações na empresa.
Troca de candidato
Na eleição de 2018, Luiz Philippe não foi agraciado por Antonio Barros. Naquele pleito, o único candidato que recebeu doação do empresário foi Ricardo Salles, então candidato a deputado federal pelo Novo. Salles recebeu R$ 30 mil do “rei” das armas.