metropoles.com

Deputado pede que Lira paute medidas do STF contra Zé Trovão

Aliado de Zé Trovão protocola requerimento para que plenário da Câmara vote as medidas impostas pelo STF ao deputado bolsonarista

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
Deputado Zé Trovão
1 de 1 Deputado Zé Trovão - Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

Aliados do agora deputado Zé Trovão (PL-SC) acionaram o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), para que a Casa decida se mantém ou não as medidas restritivas impostas pelo STF ao parlamentar bolsonarista.

Nesta segunda-feira (6/3), o deputado Cabo Gilberto Silva (PL-PB) protocolou um requerimento para que as “medidas alternativas à prisão” impostas a Zé Trovão sejam votadas no plenário da Câmara.

O pedido se baseia em decisão do próprio STF. Em 2017, a Corte decidiu que medidas cautelares previstas no Código de Processo Penal e impostas a parlamentares devem ser submetidas aos plenários de suas Casas Legislativas.

Zé Trovão foi preso em 2021 no âmbito de investigação que apura o envolvimento do ex-líder dos caminhoneiros nos atos antidemocráticos de 7 de setembro daquele ano. Antes de ser preso, ele passou dois meses foragido.

Por decisão do STF, a prisão foi substituída por medidas alternativas. Entre elas, o uso de tornozeleira eletrônica, a restrição para circular apenas em Santa Catarina e Brasília, e o bloqueio de contas nas redes sociais.

Exercício do mandato

No requerimento, o deputado aliado de Zé Trovão diz que as medidas impostas pelo Supremo “têm prejudicado substancialmente o pleno e regular exercício do mandato parlamentar”.

“Tendo a Constituição Federal assegurado à Câmara dos Deputados a prerrogativa de deliberar acerca da manutenção ou não da prisão em flagrante de um de seus membros ou, na acertada interpretação do STF, de medidas alternativas à prisão que impossibilitem o pleno exercício do mandato parlamentar, é imperioso que a própria Casa Legislativa decida sobre a existência ou não de prejuízo do pleno exercício das funções parlamentares em face de medida cautelar aplicada a um de seus membros”, justifica o Cabo Gilberto Silva.

Confira o requerimento:

REQ-413-2023 by Gustavo Zucchi on Scribd

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?