metropoles.com

Deputado pede convocação de AGU para explicar defesa de Wal da Açaí

Elias Vaz (PSB-GO) quer que advogado-geral da União explique porque órgão assumiu defesa da ex-funcionária “fantasma” de Jair Bolsonaro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Coletiva de imprensa sobre passaporte de vacina com os Ministros Ciro Nogueira e Marcelo Queiroga, e Bruno Bianco, advogado-geral da União 10
1 de 1 Coletiva de imprensa sobre passaporte de vacina com os Ministros Ciro Nogueira e Marcelo Queiroga, e Bruno Bianco, advogado-geral da União 10 - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O advogado-geral da União, Bruno Bianco, poderá ser obrigado a ir à Câmara explicar os motivos pelos quais sua pasta passou a atuar na defesa de “Wal do Açaí”, ex-funcionária do presidente Jair Bolsonaro.

Nessa segunda-feira (16/5), o deputado Elias Vaz (PSB-GO) protocolou um requerimento pedindo a convocação de Bianco na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Casa.

O parlamentar quer entender por que a AGU passou a defender Wal no processo em que ela é acusada de ser funcionária fantasma no gabinete de Bolsonaro quando era deputado federal.

O requerimento apresentado por Elias Vaz está na pauta da sessão desta quarta-feira (18/5) da comissão, que é presidida pelo deputado federal e presidente nacional do Solidariedade, Paulinho da Força (SP).

Entenda a acusação contra Wal do Açaí

O atual presidente da República e Walderice Santos da Conceição são acusados pelo Ministério Público Federal (MPF) de improbidade administrativa.

O MPF alega que Walderice era funcionária comissionada no gabinete de Bolsonaro na Câmara desde 2003, mas não exercia o cargo, tendo como principal atividade um comércio de açaí em Angra dos Reis (RJ).

O Ministério Público também aponta movimentações suspeitas nas contas da então funcionária. Segundo o MPF, Wal sacou em espécie 83,77% da remuneração enquanto trabalhou no gabinete de Bolsonaro.

O que diz a AGU

Ao Metrópoles, a AGU justificou seu patrocínio à defesa de Wal de Açaí alegando que é da competência do órgão defender servidores do Legislativo.

“Como ela pediu, a área técnica analisa se os requisitos são preenchidos. Se sim, a AGU tem que defender, pois ela tem direito. A AGU, como um órgão de Estado, pode representar servidores do Executivo, Legislativo, Judiciário, MPF e outros”, explicou a Advocacia-Geral.

Confira o requerimento:

Requerimento Convocação AGU by Gustavo Zucchi on Scribd

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?