Deputado aciona Itamaraty após xenofobia contra brasileira em Portugal
Deputado Túlio Gadêlha pediu que Itamaraty acione embaixada portuguesa para entender caso de xenofobia contra brasileira em Portugal
atualizado
Compartilhar notícia
O deputado federal Túlio Gadêlha (Rede-PE) acionou o Itamaraty, nesta terça-feira (7/11), pedindo a apuração urgente do caso de uma brasileira que teria sido xingada de “porca” por uma mulher portuguesa.
Relator da Comissão sobre Migrações Internacionais e Refugiados da Câmara, Gadêlha solicitou que o ministério cobre explicações da embaixada portuguesa no Brasil sobre o caso.
Em um vídeo gravado pela brasileira no Aeroporto de Porto e repercutido nesta terça nas redes sociais, uma mulher portuguesa chama a vítima de “porca” e a manda voltar para o Brasil.
“Eu sou portuguesa de raça. Você é que é brasileira, que vá para a sua terra. Estão invadindo Portugal essa raça de filha da puta (sic)”, diz a agressora, segundo as as imagens divulgadas.
“É um crime, um desrespeito à nossa nação, à nossa cultura e à nossa gente. Não é a primeira vez que acontece, mas todas são revoltantes. Esses casos recorrentes de xenofobia precisam acabar. Vamos acompanhar de perto a apuração desse fato lamentável”, disse o deputado à coluna.
Além de enviar um ofício ao Ministério das Relações Exteriores, Gadêlha apresentou um requerimento na Câmara dos Deputados, pedindo uma moção de repúdio do Legislativo ao ato xenófobo.