metropoles.com

Deputado “irmão” de Bolsonaro quer comandar comissão do orçamento

Deputados bolsonaristas que estão de saída do PSL articulam para que o colega Hélio Lopes (PSL-RJ) presida a CMO em 2022

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
Jair Bolsonaro e Hélio Negão
1 de 1 Jair Bolsonaro e Hélio Negão - Foto: Michael Melo/Metrópoles

Deputados bolsonaristas que estão de saída do PSL para o PL trabalham, nos bastidores, para ter a presidência da Comissão Mista de Orçamento (CMO) do Congresso Nacional em 2022.

O colegiado terá importância maior no próximo ano porque será o responsável por analisar o Orçamento a ser executado em 2023 pelo presidente da República eleito em 2022.

Segundo parlamentares bolsonaristas do PSL, o nome indicado para o cargo será o de Hélio Lopes (PSL-RJ). O deputado é chamado pelo próprio presidente Jair Bolsonaro de “irmão”.

O grupo argumenta que o comando da CMO para a ala bolsonarista do PSL é parte de um acordo feito com Arthur Lira (PP-AL) ainda durante a eleição dele para a presidência da Câmara, em fevereiro de 2021.

Os postos de presidente e de relator da CMO são alternados entre senadores e deputados. Em 2022, caberá a um parlamentar da Câmara presidir a comissão que vai elaborar o orçamento do presidente eleito em outubro.

Precedentes

Mesmo de saída do PSL para o PL, os deputados bolsonaristas argumentam que poderão manter o acordo feito no início deste ano, pois há precedentes nesse sentido.

O grupo ressalta que, com a criação do União Brasil após a fusão de DEM e PSL, o PSL deixará de existir formalmente, o que os permite trocar de legenda e manter acordos e cargos distribuídos por acordo partidário. Além de irem para uma legenda do mesmo bloco parlamentar.

O que aliados de Lira dizem

Líderes aliados do atual presidente da Câmara afirmaram à coluna, sob reserva, desconhecer o acordo com os deputados bolsonaristas do PSL para a CMO em 2022.

Lembram que, em outros anos, a ala bolsonarista do PSL reivindicou o comando de comissões alegando acordos anteriores, mas acabou não conseguindo.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?