Deputado do União pede apoio de governador e colegas para virar ministro
Deputado Celso Sabino (União) tem ligado para parlamentares, caciques partidários e governadores em busca de apoio para ser ministro de Lula
atualizado
Compartilhar notícia
O deputado federal Celso Sabino (União Brasil-PA) começou a ligar para lideranças de seu partido e até de outras legendas em busca de apoio político para assumir um ministério no governo Lula.
Sabino tem procurado parlamentares, dirigentes partidários e até governadores. Nos últimos dias, por exemplo, ele ligou para o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), que é aliado ao Palácio do Planalto.
Na conversa, segundo apurou a coluna, Sabino citou ao governador de seu estado que há um movimento para ele assumir o Ministério do Turismo. Barbalho respondeu não ter qualquer veto à nomeação do deputado.
Atualmente, o Ministério do Turismo é comandado pela também deputada Daniela do Waguinho (RJ). Embora ela ainda esteja filiada ao União Brasil, o grupo político da ministra rompeu com a cúpula nacional da sigla.
A articulação para troca no comando da pasta visa aplacar as reclamações de Arthur Lira (PP-AL) e de outras lideranças do Centrão com o governo Lula. O deputado do União é próximo ao presidente da Câmara.
No Planalto, a nomeação de Sabino para o Ministério do Turismo já é, inclusive, dada como certa. A expectativa é que a mudança no comando da pasta seja efetivada ainda em junho.
Outros ministérios
Além do Turismo, o governo considera que o União Brasil tem outras duas pastas: Comunicações, com o deputado Juscelino Filho (MA); e Integração Nacional, com o ex-governador do Amapá Waldez Góes.
Ambos, porém, contam com aval de lideranças da legenda para seguir no cargo. Juscelino é próximo ao líder do União na Câmara, Elmar Nascimento (BA). Já Waldez é ligado ao senador Davi Alcolumbre (União-AP).