metropoles.com

Deputado do PDT quer diminuir número de candidatos nas eleições

Deputado do PDT apresentou projeto para limitar partidos a lançarem candidatos a apenas 70% das vagas em disputa nas eleições

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Imagem colorida de cabine de votação - urna eletronica
1 de 1 Imagem colorida de cabine de votação - urna eletronica - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Um deputado do PDT de Ciro Gomes apresentou um projeto na Câmara para diminuir o número de candidatos ao Legislativo nas eleições nacionais e municipais.

Protocolada na quarta-feira (3/5), a proposta de Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) altera a Lei das Eleições para que os partidos só possam lançar um total de candidatos equivalente a 70% das vagas em disputa.

Pela atual regra, cada legenda pode lançar candidatos equivalente a 100% das vagas em disputa na Câmara dos Deputados, Assembleia Legislativas e câmaras municipais.

Por exemplo, na Bahia, estado de Félix Mendonça, cada partido pode lançar 39 candidatos à Câmara dos Deputados, número exato de cadeiras dos parlamentares baianos na Casa Legislativa.

O motivo para o projeto, segundo o próprio deputado, é evitar que, no futuro, um único partido consiga dominar um estado e conquistar todas as cadeiras do Legislativo para si.

Na avaliação do deputado, a tendência é que o número de partidos diminua nos próximos anos. Com menos siglas e sem uma restrição, seria possível uma única legenda eleger sozinha candidatos para 100% das vagas.

“Com menos partidos, no limite, uma única legenda poderia levar todas as cadeiras. Em que pese se poder afirmar que essa seria a vontade do eleitor, a democracia poderia até ser considerada estável, mas certamente seria incompleta, pois o debate ficaria extremamente limitado. Os sistemas democráticos não podem se resumir à ditadura das maiorias. As minorias e as percepções políticas minoritárias devem também se fazer representar”, afirma o parlamentar.

Para que as regras sejam válidas para a eleição municipal de 2024, a mudança tem de ser aprova até um ano antes do pleito. Ou seja, o projeto teria de ser aprovado até outubro deste ano.

Confira o projeto:

PL-2318-2023 by Gustavo Zucchi on Scribd

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?