Deputado do MDB também é alvo de operação por fraude em cartão de vacina
Deputado Gutemberg Reis (MDB-RJ) também foi alvo de busca e apreensão por suposta fraude no cartão de vacina contra Covid-19
atualizado
Compartilhar notícia
O deputado federal Gutemberg Reis (MDB-RJ) também foi alvo, nesta quarta-feira (3/5), da operação da Polícia Federal que apura um suposto esquema de fraudes em cartões de vacinação.
Trata-se da mesma operação que prendeu o tenente coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, e que realizou buscas na casa do ex-presidente da República em Brasília.
Assim como Bolsonaro, Reis foi alvo de um mandado de busca e apreensão. Segundo fontes da PF, o cartão de vacinação do parlamentar também teria sido adulterado em relação à vacina contra a Covid-19.
Gutermberg é irmão ex-prefeito de Duque de Caxias (RJ) Washington Reis (MDB). O então prefeito deixou o cargo em 2022 para tentar ser candidato a vice do governador Cláudio Castro (PL), mas acabou preterido.
Deputado estava em Brasília
O deputado Gutemberg Reis está em Brasília desde terça-feira (2/5). O parlamentar participou da sessão da Câmara que poderia ter votado o PL das Fake News. Segundo o sistema da Câmara, ele registrou presença no plenário.
A operação
Segundo a PF, os suspeitos da fraude inseriram dados falsos de vacinas contra a Covid-19 nos sistemas do Ministério da Saúde entre novembro de 2021 e dezembro de 2022.
O objetivo foi emitir certificados falsos de vacinação para pessoas que não tinham sido imunizadas e, dessa forma, permitir que elas pudessem viajar e acessar locais onde a imunização era obrigatória.