Deputada quer explicação de Queiroga sobre novas vacinas contra Covid
Jandira Feghali quer que ministro da Saúde e presidente da Anvisa expliquem à Câmara em que pé anda liberação das novas vacinas contra Covid
atualizado
Compartilhar notícia
Prestes a deixar o cargo de ministro da Saúde, Marcelo Queiroga poderá ter de ir à Câmara dos Deputados prestar explicações sobre a aprovação das chamadas vacinas de segunda geração contra a Covid-19.
Na semana passada, a deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) protocolou um requerimento para a realização de uma audiência pública, convidando o ministro na Comissão de Seguridade Social e Família da Casa para tratar do tema.
Além do atual ministro da Saúde, Jandira quer também que o diretor-presidente da Anvisa, Antonio Barra Torres, compareça à audiência para explicar sobre a liberação das vacinas de segunda geração.
“A Anvisa informa estar na fase final de análise das novas versões de vacina da Pfizer e que, em seguida, será enviada à Diretoria da Agência para deliberação. Não informou sobre prazos para uma decisão que possibilitaria a compra do imunizante que protegeria contra as novas variantes. Há um apelo das associações médicas para que o imunizante da Pfizer esteja disponível o mais breve possível. É urgente garantir essa proteção à população”, justifica Jandira.
As vacinas atualizadas teriam maior condição de proteger contra a atual cepa da Covid-19, chamada de “BQ.1”. Imunizantes da Pfizer e da Moderna desse modelo já estão em uso em países da Europa e nos Estados Unidos.
Como mostrou a coluna, uma das prioridades do grupo temático de saúde do governo de transição é a nova onda de coronavírus, que tem aumentado o número de casos, hospitalizações e mortes decorrentes da doença.