metropoles.com

Deputada pede à PGE inegibilidade de Bolsonaro por gastos da Caixa

Deputada Luciene Cavalcante alega abuso de poder político e econômico de Bolsonaro em liberação de crédito da Caixa durante eleições

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
imagem colorida do ex-presidente Jair Bolsonaro
1 de 1 imagem colorida do ex-presidente Jair Bolsonaro - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

A deputada Luciene Calvancante (PSol-SP) apresentou à Procuradoria-Geral Eleitoral (PGE) mais um pedido para que Jair Bolsonaro seja declarado inelegível. Dessa vez, ela acusa o ex-presidente de suposto abuso de poder político e econômico por meio da Caixa Econômica Federal, na campanha eleitoral de 2022.

No pedido, protocolado nesta segunda-feira (29/5), a parlamentar paulista argumenta que Bolsonaro utilizou a Caixa para liberar R$ 10,6 bilhões por meio de duas linhas de crédito com alta inadimplência, “visando angariar votos de cidadãos que seriam beneficiados”.

As informações citadas pela deputada foram reveladas pelo portal Uol. Segundo a reportagem, o grosso da liberação dos recursos se deu por meio dos empréstimos consignados para beneficiários do Auxílio Brasil, concedidos a partir do início da campanha para o segundo turno.

“Ante os indícios de abuso do poder econômico e político e a intenção de compra de votos, serve a presente para requerer deste órgão as medidas cabíveis para representação dos fatos ante à Justiça Eleitoral do representado, por fim aplicando-o multa e tornando inelegível”, pede a parlamentar à PGE.

Luciene Cavalcante também protocolou uma representação contra Bolsonaro, pelos mesmos motivos, no Tribunal de Contas da União (TCU). À Corte de Contas a deputada pede a apuração dos fatos e a responsabilização dos agentes públicos envolvidos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?