Defesa é questionada por presença de navios do Irã no Rio
Deputado protocolou requerimento ao Ministério da Defesa pedindo explicações sobre autorização para navios do Irã atracarem no Rio
atualizado
Compartilhar notícia
O deputado bolsonarista Luiz Lima (PL-RJ) protocolou na última segunda-feira (27/2) um requerimento de informação ao Ministério da Defesa sobre os dois navios de guerra do Irã que tiveram autorização para atracar no Rio de Janeiro.
Lima quer saber os motivos que embasaram a permissão para a visita das embarcações, mesmo com países vizinhos, como Argentina, Chile e Uruguai, rejeitando o pedido iraniano.
O parlamentar também lembra que a embaixadora americana no Brasil, Elizabeth Bagley, fez um apelo ao governo para não permitir que os navios atracassem no país.
“Solicito o encaminhamento do presente requerimento ao Senhor Ministro da Defesa para que forneça informações sobre os motivos que embasaram a autorização para visita de navios de guerra pertencentes à Marinha do Irã ao porto do Rio de Janeiro, apesar de tantos apelos em contrário da comunidade internacional”, diz Lima.
Nesta terça-feira (28/2), o senador americano Ted Cruz, do Partido Republicano da Flórida, criticou o governo brasileiro pela permissão às embarcações iranianas e pediu sanções ao Brasil.
How it started // How it’s going pic.twitter.com/8JdVj8VwOI
— Ted Cruz (@tedcruz) March 1, 2023