metropoles.com

De Toni pauta criação do “Dia de Lembrança do Holocausto” na CCJ

Projeto que cria “Dia de Lembrança do Holocausto” tramita em caráter conclusivo e terá redação final votada nesta terça-feira (19/3) na CCJ

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Bruno Spada / Câmara dos Deputados
imagem colorida mostra deputada carol de toni - Metrópoles
1 de 1 imagem colorida mostra deputada carol de toni - Metrópoles - Foto: Bruno Spada / Câmara dos Deputados

Nova presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, a deputada bolsonarista Caroline de Toni (PL-SC) pautou para esta terça-feira (19/3), no colegiado, a votação final de um projeto que cria o “Dia Nacional da Lembrança do Holocausto”.

A proposta será votada em meio à crise diplomática entre Brasil e Israel, deflagrada após o presidente Lula dar declarações, em fevereiro, comparando a morte de civis palestinos na Faixa de Gaza com os judeus assassinados pelo nazismo durante o Holocausto.

O projeto chegou à CCJ em outubro de 2019. De lá para cá, já teve três relatores e três pareceres. O último deles, do deputado Eduardo Bismarck (PDT-CE), foi aprovado em sessão esvaziada, com duração de apenas 12 minutos, em 13 de dezembro de 2023.

Entretanto, como a proposta tramita em caráter conclusivo nas comissões — ou seja, sem precisar ser votada no plenário da Câmara —, é necessária ainda a votação da redação final pelo colegiado, marcado por Caroline de Toni para esta terça-feira.

Apresentado em 2017 pelos então deputados federais Dr. Jorge Silva (PHS-ES) e Sergio Vidigal (PDT-ES), o projeto prevê que o Dia em Lembrança ao Holocausto será 16 de abril, mesma data em que o fato é lembrado em países como a Hungria.

Como tramita em caráter conclusivo nas comissões, o projeto poderá seguir direto para o Senado, após aprovado pelos deputados na CCJ da Câmara. Se também for aprovado pelos senadores, vai para sanção de Lula, que poderá vetar a iniciativa.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?