Cúpula do PSL tenta evitar saída de alguns deputados bolsonaristas
Após Jair Bolsonaro anunciar filiação ao PL, dirigentes do PSL procuraram parlamentares aliados do presidente para pedir que fiquem na sigla
atualizado
Compartilhar notícia
Após o presidente Jair Bolsonaro anunciar sua filiação ao PL, a cúpula do PSL passou a atuar para manter alguns deputados federais bolsonaristas no partido.
Nesta semana, dirigentes da legenda procuraram alguns parlamentares que são aliados do presidente da República para pedir que não troquem o PSL por outras siglas do Centrão.
São deputados que, embora tenham ficado do lado de Bolsonaro na briga dele com o presidente do PSL, Luciano Bivar, em 2019, mantiveram uma boa relação com a direção do partido.
Apelo
Nas conversas, dirigentes do PSL dizem aos deputados bolsonaristas que precisam deles para reforçar as chapas da legenda que disputarão vagas na Câmara em 2022.
Quanto mais deputados federais um partido elege, maior será a fatia do fundo partidário e do tempo de TV a que ele terá direito. Uma bancada robusta também aumenta o poder de barganha política das siglas.
Em outubro, o PSL se fundiu com o DEM e deu origem ao União Brasil. O novo partido ainda aguarda o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) homologar a fusão.