Cunhado de Gilmar Mendes assumirá mandato no Senado
O irmão da esposa do ministro do STF assumirá uma cadeira na Casa após pedido de licença do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE)
atualizado
Compartilhar notícia
O senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) protocolou, nesta quarta-feira (27/10), um pedido de licença do mandato por quatro meses. O afastamento começará a contar a partir desta sexta-feira (30/10).
No lugar do tucano, assumirá o mandato como suplente o empresário Chiquinho Feitosa (DEM-CE). Ele é cunhado do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Feitosa é irmão da esposa de Gilmar, Guiomar Mendes. O empresário também tem outra ligação com políticos: uma de suas sobrinhas é casada com o deputado federal Domingos Neto (PSD-CE).
A posse de Chiquinho no Senado está prevista para a próxima quarta-feira (3/11). Ele deve permanecer como senador até o final de fevereiro de 2022, quando Tasso retornará da licença.
Por que Tasso pediu licença
Tasso pediu licença do Senado para ajudar o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, na campanha das prévias do PSDB para a escolha do candidato do partido ao Palácio do Planalto.
O senador cearense chegou a registrar candidatura na disputa tucana, mas desistiu para apoiar Leite. Tasso só retornará ao Senado no final de fevereiro de 2022.
O mandato do tucano acabará no próximo ano. Em entrevista à coluna em setembro, o parlamentar cearense admitiu pela primeira vez que não tentará reeleição.