Criticada por bolsonaristas, Carla Zambelli viaja aos Estados Unidos
Deputada federal diz que foi aos EUA para cumprir “agendas pessoais” e se reunir com autoridades americanas
atualizado
Compartilhar notícia
Apontada por bolsonaristas como uma das culpadas pela derrota de Jair Bolsonaro, a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) viajou para os Estados Unidos nesta quinta-feira (3/11).
A informação foi confirmada à coluna pela própria parlamentar à coluna. Ela nega, porém, que esteja “fugindo” do Brasil, como insinuou o deputado André Janones (Avante-MG).
“Se houver um pedido de prisão, eu me apresento. Não sou fugitiva, nem nunca serei”, afirmou Zambelli à coluna, confirmando já estar em solo americano.
Atualização do caso Zambelli: não é possível falar em fuga vez que, apesar dos pedidos de prisão, ela não estava proibida de deixar o país. Porém, causa estranheza a maneira repentina com que saiu do país, e também o fato de ter feito a rota do Panamá. Seu destino é desconhecido.
— André Janones (@AndreJanonesAdv) November 3, 2022
A deputada disse ter viajado para cumprir “agendas pessoais”. “Aproveitarei a ocasião para estudar meios de assegurar e restaurar a liberdade de expressão no Brasil junto a autoridades americanas”, emendou.
Zambelli afirmou que não divulgou a viagem porque teve suas redes sociais bloqueadas pela Justiça. Como o Metrópoles noticiou, ela chegou a criar novos perfis, que acabaram excluídos pelas plataformas.
A viagem
O Metrópoles apurou que a deputada bolsonarista viajou para os Estados Unidos em um voo da companhia Copa Airlines que decolou de Brasília às 2h02 e fez uma escala no Panamá.
Ela estava acompanhada do marido, o coronel Antônio Aginaldo de Oliveiro, que deixou o comando da Força Nacional de Segurança para se candidatar a deputado e e não foi eleito.
Zambelli tem sido apontada como uma das culpadas pela derrota de Bolsonaro em razão do episódio que se envolveu no sábado (29/10), véspera da eleição, quando apontou uma arma para um apoiador de Lula.