metropoles.com

CPMI do 8/1 recebe primeira quebra de sigilo contra investigado

CPMI do 8 de Janeiro recebeu do Banco Central, na segunda-feira (10/7), a primeira quebra de sigilo bancário de um investigado pela comissão

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Roque de Sá/Agência Senado
CPMI dos Atos Golpistas no Congresso Nacional
1 de 1 CPMI dos Atos Golpistas no Congresso Nacional - Foto: Roque de Sá/Agência Senado

A CPMI do 8 de Janeiro recebeu, nesta segunda-feira (10/7), do Banco Centralprimeira quebra de sigilo bancário de um investigado da comissão. O alvo foi o coronel do Exército Jean Lawand Junior.

O sigilo do militar, entretanto, não foi quebrado por decisão da CPMI. No dia de seu depoimento à comissão, em 27 de junho, o próprio coronel assinou um ofício autorizando acesso a seus dados bancários, telefônicos e fiscais.

Lawand foi convocado a depor pela comissão após serem reveladas mensagens com teor golpista trocadas por ele e pelo tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro.

No depoimento à CPMI, o coronel, que ainda está na ativa, chegou a pedir desculpas pelo teor das mensagens enviadas ao então ajudante de ordens de Bolsonaro.

“Quero pedir desculpas ao Exército brasileiro, ao povo brasileiro. O Exército Brasileiro é disciplinado, legalista e, nessa fala, eu fui muito infeliz. Foi uma opinião minha no calor da emoção. Não posso, na condição de coronel, dizer o que pensa o Alto Comando. Eu me equivoquei”, afirmou.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?