metropoles.com

CPMI: Filipe Martins deve escapar dos pedidos de indiciamento

Relatório final da CPMI do 8/1 deve apenas recomendar ao STF que aprofunde investigações sobre ações golpistas de Filipe Martins

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Filipe Martins
1 de 1 Filipe Martins - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Ex-assessor para Assuntos Internacionais de Jair BolsonaroFilipe Martins deve escapar dos pedidos de indiciamento que a relatora da CPMI do 8 de Janeiro, senadora Eliziane Gama (PSD-MA), incluirá no relatório final.

Segundo parlamentares governistas da comissão, Eliziane não deverá pedir o indiciamento de Martins por não ter tido tempo suficiente para avançar nas denúncias de envolvimento do ex-assessor em ações golpistas.

Martins foi citado pelo tenente-coronel Mauro Cid no acordo de delação premiada que o ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro fechou com a Polícia Federal.

Segundo o relato de Cid à PF, o ex-assessor teria sido o responsável por levar a Bolsonaro uma minuta golpista que o ex-presidente teria apresentado aos comandantes das Forças Armadas em uma reunião em 2022.

Embora Martins deva escapar dos pedidos de indiciamento, aliados de Eliziane dizem que a relatora deve incluir no relatório final uma sugestão para que o STF investigue a participação do ex-assessor em possíveis ações golpistas.

Sem acordo na CPMI

Parte da bancada governista da CPMI do 8 de Janeiro colocava a convocação de Filipe Martins como uma das prioridades da comissão na reta final dos trabalhos.

O ex-assessor de Bolsonaro estava na lista de oitivas desejadas por parlamentares aliados do Palácio Planalto, junto ao almirante Almir Garnier Santos, ex-comandante da Marinha.

Governistas, no entanto, não conseguiram chegar a um acordo com a oposição e com o presidente da CPMI, deputado Arthur Maia (União Brasil-BA), para aprovar os depoimentos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?