metropoles.com

CPMI: deputado quer convocar marqueteiro e militar citados por hacker

Deputado Duarte Jr. protocola pedido de convocação do marqueteiro Duda Lima e do coronel Marcelo de Jesus, citados por hacker em depoimento

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Walter Delgatti Neto, o hacker da Vaza Jato , é ouvido na CPMI do 8 de Janeiro - metrópoles
1 de 1 Walter Delgatti Neto, o hacker da Vaza Jato , é ouvido na CPMI do 8 de Janeiro - metrópoles - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

Antes mesmo de encerrada a oitiva do hacker Walter Delgatti Neto, o deputado Duarte Jr. (PSB-MA) protocolou um requerimento de convocação do marqueteiro Duda Lima, parte da pré-campanha do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes.

A convocação, entretanto, não tem nada a ver com a campanha pela reeleição de Nunes. O marqueteiro foi citado pelo hacker como um dos mentores da ideia de criar um “código-fonte falso” para provar a fragilidade das urnas.

“Portanto, considerando a expertise do sr. Duda Lima em comunicação política, a possível conexão de suas atividades com os eventos do dia 8 de janeiro, a afirmação do sr.Walter Delgatti Neto em sua oitiva no dia 17/08 do corrente ano perante esta CPMI e a necessidade de uma investigação abrangente para esclarecer os fatos que levaram a essa situação, é fundamental que ele seja convocado a prestar seu depoimento à comissão”, justificou o deputado.

Além de Duda, outra testemunha citada por Delgatti foi convocada ainda durante a oitiva na CPMI. Duarte Jr. pediu também a convocação do coronel Marcelo de Jesus.

O militar foi citado por Walter Delgatti como autoridade do Exército responsável por sua aproximação com o alto escalão do Ministério da Defesa. Ele ainda teria participado de reuniões com o hacker na pasta

“O coronel Marcelo Jesus esteve presente nessas reuniões realizadas no Ministério da Defesa, tornando assim justificada a necessidade de sua oitiva. Considerando que as manifestações ocorridas em 8 de Janeiro de 2022 representaram apenas o ponto culminante de atos golpistas que aparentemente foram planejados inclusive dentro de instituições e forças, por meio da repetida prática de descredibilização do processo eleitoral, torna-se urgente e justificada a convocação do coronel para prestar depoimento à CPMI, na qualidade de testemunha”, afirma Duarte Jr.

Como mostrou a coluna do Guilherme Amado, Jesus afirma  que não se lembra das conversas com Walter Delgatti. E que não chegou sequer a conhecer o hacker da “Vaza Jato”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?