metropoles.com

CPMI: Sem acordo, Mauro Cid deve escapar de 2º depoimento

Sem acordo com o presidente da CPMI do 8/1, Arthur Maia, governistas admitem que Mauro Cid não deverá ser ouvido novamente na comissão

atualizado

Compartilhar notícia

Vinícius Schmidt/Metrópoles
Tenente-coronel do Exército Brasileiro, Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, fica em silêncio durante sessão da CPMI do 8 de Janeiro
1 de 1 Tenente-coronel do Exército Brasileiro, Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, fica em silêncio durante sessão da CPMI do 8 de Janeiro - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

Sem acordo entre base aliada e oposição, o tenente-coronel Mauro Cid deve escapar de um segundo depoimento à CPMI do 8 de Janeiro no Congresso Nacional, cujo requerimento já tinha sido aprovado.

Nos bastidores, governistas já admitem que não há acordo com o presidente da CPMI, deputado Arthur Maia (União Brasil-BA), para que o ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro seja ouvido novamente.

A falta de acordo decorre  da resistência de governistas em fazer concessões à oposição em troca de um novo depoimento de Cid na reta final dos trabalhos, como deseja o presidente da comissão.

Na terça-feira (3/10), Arthur Maia tentou votar um requerimento para convocar Sandro Augusto de Sales Queiroz, que era comandante do Batalhão de Pronto Emprego da Força Nacional no 8 de Janeiro.

Os governistas, entretanto, votaram contra o pedido de convocação, que não acabou não aprovado. Sem atender o pedido da oposição, a tendência é que o presidente da CPMI não realize mais oitivas.

Relatório final da CPMI

Como mostrou a coluna, a bancada do governo na comissão admite que o relatório final do colegiado terá mais efeito político do que jurídico, dando respaldo para as decisões do STF sobre o 8 de Janeiro.

Com base nessa avaliação, os próprios parlamentares petistas admitem que novos depoimentos não são necessárias para a confecção do relatório final da CPMI pela relatora, senadora Eliziane Gama (PSD-MA).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?