metropoles.com

CPI planeja ir a Haia em janeiro entregar lista de crimes de Bolsonaro

Senadores da CPI entregarão ao Tribunal Penal Internacional lista com supostos crimes contra humanidade cometidos por Jair Bolsonaro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Aline Massuca/ Metropoles
11/11/21 Rio de Janeiro RJ - CPI da COVID entrega relatório no Rio. Senadores Omar Aziz, Randolfe Rodrigues e Humberto Costa.
1 de 1 11/11/21 Rio de Janeiro RJ - CPI da COVID entrega relatório no Rio. Senadores Omar Aziz, Randolfe Rodrigues e Humberto Costa. - Foto: Aline Massuca/ Metropoles

A cúpula da extinta CPI da Covid-19 planeja viajar à Holanda em janeiro de 2022 para entregar ao Tribunal Penal Internacional de Haia parte do relatório final da comissão. O plano é entregar à Corte a lista dos supostos crimes contra humanidade cometidos pelo presidente Jair Bolsonaro durante a pandemia no Brasil.

Segundo integrantes do Observatório da Pandemia do Senado, grupo de trabalho na Casa que continua as ações da CPI, os senadores sugeriram à Corte internacional que a entrega do relatório final da CPI seja realizada no dia 24 de janeiro do próximo ano. Nesse período, o Congresso brasileiro estará em recesso.

Senadores disseram à coluna que, neste momento, a parte do relatório final elaborado pelo senador Renan Calheiros (MDB-AL) que fala sobre crimes contra a humanidade está sendo traduzida do português para o inglês, justamente para que possa ser entregue ao tribunal de Haia.

A avaliação de membros da cúpula da CPI é de que, diante do que julgam ser inação do procurador-geral da República, Augusto Aras, em relação ao parecer final da comissão, há mais chances de os crimes cometidos por Bolsonaro serem punidos pela Corte internacional.

O Tribunal Penal de Haia age em dois casos, segundo a cúpula da CPI. O primeiro é quando as leis do país não conseguem enquadrar crimes contra a humanidade. O segundo, quando as autoridades do país não agem para punir eventuais criminosos. Parlamentares entendem que ambos os casos se enquadram na situação brasileira.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?