CPI mudou convocação do irmão para convite após pedido de Luis Miranda
A principal diferença entre as duas modalidades é que, como convidados, eles não serão obrigados a fazer juramento de falar a verdade
atualizado
Compartilhar notícia
A CPI da Covid do Senado transformou a convocação do servidor Luis Ricardo Fernandes Miranda em convite, após pedido do irmão dele, o deputado federal Luis Miranda (DEM-DF).
Segundo apurou a coluna, o parlamentar procurou integrantes da comissão na tarde da terça-feira (22/6) e pediu que ele e o irmão fossem convidados, e não convocados.
A principal diferença entre as duas modalidades é que, como convidados, os irmãos Miranda não serão obrigados a fazer juramento de falar a verdade. Esse compromisso só é obrigatório para depoentes convocados.
O pedido surtiu efeito. Ainda na terça, o relator da CPI, senador Renan Calheiros (MDB-AL), retirou o requerimento de convocação de Luis Ricardo e apresentou outro “convidando” o servidor e o deputado.
A oitiva foi marcada para esta sexta-feira (25/6).
Procurada, a assessoria de Renan e Luis Miranda confirmou a mudança. O deputado disse à coluna que, para fazer o pedido, procurou não só senadores de oposição e independentes, como também governistas.
“Fui na CPI para saber por que estavam convocando. E alteraram para convidar”, afirmou Luis Miranda. Indagado sobre o motivo por que preferiu convite em vez de convocação, o parlamentar se limitou a responder: “Por que não?”.