metropoles.com

Deputado consegue assinaturas para abrir CPI do Crime Organizado

Requerimento para CPI do Crime Organizado foi protocolado nesta segunda-feira (11/12), na Câmara, com assinaturas de 177 deputados

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Imagem colorida do plenário da Câmara dos Deputados do Brasil (Congresso Nacional) - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida do plenário da Câmara dos Deputados do Brasil (Congresso Nacional) - Metrópoles - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Após ter quarto CPIs funcionando em 2023, a Câmara dos Deputados pode começar 2024 com a abertura de mais uma comissão parlamentar de inquérito.

Nesta segunda-feira (11/12), o deputado Alfredo Gaspar (União-AL) conseguiu as assinaturas mínimas necessárias e protocolou o requerimento para criação da CPI do Crime Organizado.

Segundo o requerimento, o objetivo da CPI será aprofundar as investigações sobre o “crime organizado e sua relação com o crescimento do número de homicídios e atos de violência em todo o Brasil”.

“Faz-se necessário e urgente investigarmos e aprofundarmos o debate sobre o crime organizado no Brasil. Precisamos identificar e discutir as causas que levaram o nosso país a sofrer com esse flagelo, propormos soluções adequadas ao problema e entendendo que é fundamental a atuação parlamentar com proposições legislativas que visem dirimir o mal instalado em nossa nação, mas também compreendendo que é necessária a atuação dos demais entes estatais e da sociedade civil”, diz Gaspar.

Assinaturas para CPI

Ao todo, 177 deputados assinaram o requerimento de Alfredo Gaspar para a instalação da CPI na Câmara, um pouco a mais que as 171 assinaturas mínimas necessárias.

A maioria dos deputados que apoiou a comissão é de direita, mas há também assinaturas de caciques do Centrão, entre eles líder do União Brasil na Casa, Elmar Nascimento (BA).

A criação da CPI de fato dependerá agora do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). Se decidir abrir a comissão, ele precisará ler o requerimento de instalação.

Segunda CPI em 2024

Além da CPI do Crime Organizado, deputados da oposição já conseguiram as assinaturas mínimas para a CPI do Abuso de Autoridade. A comissão também aguarda aval de Lira para ser criada.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?