metropoles.com

Os 3 cotados para relatar o “novo” PL das Fake News no Congresso

Três parlamentares despontam, nos bastidores do Congresso, como cotados para relatar o “novo” PL das Fake News em um grupo de trabalho

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
O líder do União Brasil, Elmar Nascimento
1 de 1 O líder do União Brasil, Elmar Nascimento - Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

Três parlamentares despontam como principais cotados para relatar o “novo” projeto sobre Fake News que será discutido em um grupo de trabalho, após a proposta original não avançar na Câmara.

Um dos cotados é o líder do União Brasil na Câmara, Elmar Nascimento (BA). Candidato à sucessão de Arthur Lira (PP-AL), o deputado foi relator de um projeto sobre direitos autorais desmembrado do PL das Fake News.

Outro parlamentar que pode ser o relator no grupo de trabalho é a deputada Any Ortiz (Cidadania-RS). Ela tem bom trânsito com a oposição no Congresso e foi relatora de um projeto que regulava mercados digitais.

A terceira possibilidade é que Câmara e Senado cheguem a um acordo para a formação de um grupo de trabalho misto. Nesse caso, o favorito para ser o relator seria o senador Eduardo Gomes (PL-TO).

Ex-líder do governo Bolsonaro no Congresso, Gomes é, atualmente, o relator do projeto que regulamenta os streamings no Brasil e de um outro projeto que trata da inteligência artificial.

A ideia de um grupo de trabalho misto com um senador na relatoria, porém, enfrenta resistências de deputados federais. A avaliação é de que a Câmara perderia influência no debate.

Musk x Moraes

Com a briga entre o dono do “X” (antigo Twitter), Elon Musk, e o ministro do STF Alexandre de Moraes, cresceu, nos últimos dias, a pressão para que o Congresso aprecia uma proposta de regulamentação das redes sociais.

Diante dos pedidos para retomar o debate, Lira avisou que criará um grupo de trabalho para debater o projeto do zero, pois, na avaliação dele, o atual PL das Fake News está “fadado a não ir para canto algum”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?