Os 3 cotados para relatar o “novo” PL das Fake News no Congresso
Três parlamentares despontam, nos bastidores do Congresso, como cotados para relatar o “novo” PL das Fake News em um grupo de trabalho
atualizado
Compartilhar notícia
Três parlamentares despontam como principais cotados para relatar o “novo” projeto sobre Fake News que será discutido em um grupo de trabalho, após a proposta original não avançar na Câmara.
Um dos cotados é o líder do União Brasil na Câmara, Elmar Nascimento (BA). Candidato à sucessão de Arthur Lira (PP-AL), o deputado foi relator de um projeto sobre direitos autorais desmembrado do PL das Fake News.
Outro parlamentar que pode ser o relator no grupo de trabalho é a deputada Any Ortiz (Cidadania-RS). Ela tem bom trânsito com a oposição no Congresso e foi relatora de um projeto que regulava mercados digitais.
A terceira possibilidade é que Câmara e Senado cheguem a um acordo para a formação de um grupo de trabalho misto. Nesse caso, o favorito para ser o relator seria o senador Eduardo Gomes (PL-TO).
Ex-líder do governo Bolsonaro no Congresso, Gomes é, atualmente, o relator do projeto que regulamenta os streamings no Brasil e de um outro projeto que trata da inteligência artificial.
A ideia de um grupo de trabalho misto com um senador na relatoria, porém, enfrenta resistências de deputados federais. A avaliação é de que a Câmara perderia influência no debate.
Musk x Moraes
Com a briga entre o dono do “X” (antigo Twitter), Elon Musk, e o ministro do STF Alexandre de Moraes, cresceu, nos últimos dias, a pressão para que o Congresso aprecia uma proposta de regulamentação das redes sociais.
Diante dos pedidos para retomar o debate, Lira avisou que criará um grupo de trabalho para debater o projeto do zero, pois, na avaliação dele, o atual PL das Fake News está “fadado a não ir para canto algum”.