metropoles.com

Cotado por Lula para a PGR já foi bastante elogiado por bolsonaristas

Um dos mais cotados para ser indicado por Lula para a PGR, subprocurador Paulo Gonet já recebeu elogios de parlamentares olsonaristas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Iusef Soares/IDP
Em foto colorida, o subprocurador-geral da República Paulo Gonet, tido como favorito para o cargo de procurador-geral
1 de 1 Em foto colorida, o subprocurador-geral da República Paulo Gonet, tido como favorito para o cargo de procurador-geral - Foto: Iusef Soares/IDP

Um dos principais cotados para ser indicado por Lula para o comando da Procuradoria-Geral da República (PGR), o subprocurador Paulo Gonet já foi bastante elogiado por bolsonaristas.

Os elogios foram feitos em 2019, quando nomes como a deputada federal Bia Kicis (PL-DF) tentaram convencer Jair Bolsonaro a indicar Gonet como procurador-geral da República.

Uma das deputadas mais próximas do ex-presidente, Kicis levou Gonet para uma conversa com Bolsonaro em agosto de 2019. Ela e Gonet foram colegas de faculdade na UnB (Universidade de Brasília).

“Paulo Gonet é conservador raiz, cristão, sua atuação no STF nos processos da Lava Jato foi impecável. Ele não tem capivara. E o fato de ter sido sócio de Gilmar Mendes no IDP em nada interferiu em sua atuação profissional”, afirmou a deputada à época.

Anos depois, porém, Gonet deu parecer favorável à condenação de Bolsonaro pelo TSE por abuso de poder político na campanha eleitoral de 2022, julgamento que tornou o ex-presidente inelegível.

Sob o governo Lula, os principais apoiadores da indicação de Gonet como sucessor de Augusto Aras na PGR são os ministros do STF Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes.

O principal adversário de Gonet na disputa é o também subprocurador Antônio Carlos Bigonha, nome preferido pelos petistas e pela ala progressista do governo para a PGR.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?