metropoles.com

Cotado para vice de Bolsonaro, Braga Netto ainda busca partido

Ministro da Defesa tem até o dia 2 de abril para definir por qual partido concorrerá as eleições

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
WhatsApp General Braga Netto é ouvido na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados. Fotos: Rafaela Felicciano/Metrópoles 2021-08-17 at 11.06.29 (1)
1 de 1 WhatsApp General Braga Netto é ouvido na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados. Fotos: Rafaela Felicciano/Metrópoles 2021-08-17 at 11.06.29 (1) - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Um dos nomes cotados para ser o candidato a vice do presidente Jair Bolsonaro (PL) nas eleições deste ano, o ministro da Defesa, general Braga Netto, ainda não definiu a qual partido se filiará.

O militar precisa se filiar a uma legenda até 2 de abril. É a data limite fixada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para quem pretende  concorrer a algum cargo nas eleições de outubro deste ano.

O ministro precisa não só de uma sigla que o aceite. O desafio é se filiar a uma legenda que também satisfaça as necessidades políticas que Jair Bolsonaro precisa em seu candidato a vice-presidente.

Neste ponto, a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, sai na frente. Também cotada como possível vice, ela definiu que se filiará ao Progressistas, uma das principais siglas da atual base aliada de Bolsonaro.

A atual titular da Agricultura é o nome favorito da ala política do governo e do presidente nacional do PL, o ex-deputado Valdemar Costa Neto, para ser a vice de Bolsonaro na disputa presidencial de 2022.

O presidente da sigla de Bolsonaro tem insistido, nos bastidores, que o melhor nome para a chapa é o de Tereza Cristina, por ela ter apelo entre o público feminino e apoio do agronegócio.

Já Braga Netto tem seu nome defendido pela ala militar. Segundo fontes do Palácio  do Planalto, o general também é o favorito do próprio presidente, que vê o auxiliar como um “seguro impeachment”.

Atual vice-presidente de Bolsonaro, o general Hamilton Mourão já está descartado. Ele irá concorrer ao Senado pelo Rio Grande do Sul pelo Republicanos, sigla à qual se filia no dia 16 de março.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?