Coordenador de Saúde Yanomami pede demissão
No cargo desde julho de 2023, Marcos Pellegrini pediu exoneração, nesta segunda-feira (16/12), do cargo de coordenador de Saúde Yanomami
atualizado
Compartilhar notícia
Faltando 15 dias para o fim de 2024, o coordenador Distrital de Saúde Indígena Yanomami e Yek’uana do Ministério da Saúde, o médico Marcos Antonio Pellegrini, pediu demissão nesta segunda-feira (16/12).
O pedido de exoneração já foi encaminhado por Pellegrini à ministra da Saúde, Nísia Trindade. Segundo fontes da pasta, elo médico teria pedido demissão após forte pressão de lideranças indígenas da região.
Na mensagem de despedida enviada por Pellegrini a servidores do ministério, o agora ex-coordenador agradeceu a oportunidade e se colocou à disposição para continuar contribuindo “com o que for possível”.
“Encaminhei à Mministra da Saúde meu pedido de exoneração do cargo de coordenador do DSEI-Yanomami/Ye’kwana a partir desta data. Agradeço a todos pela oportunidade de colaborar na reconstrução do subsistema de saúde indígena e pelo aprendizado que tive em participar desse processo. Estarei à disposição para contribuir com o que for possível”, disse o médico na mensagem enviada.
Pellegrini foi nomeado para o cargo em julho de 2023, logo após a crise sanitária vivida pelo povo Yanomami. Ele substituiu Leandro Lacerda, nomeado no início do governo Lula e exonerado após denúncias de desvios.