metropoles.com

A conversa de Janja com um ministro do STF indicado por Bolsonaro

Primeira-dama Janja interagiu e conversou, na sexta-feira (30/8), com um ministro do STF indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro à Corte

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto
Imagem colorida da primeira-dama Janja Lula da Silva - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida da primeira-dama Janja Lula da Silva - Metrópoles - Foto: <p>Hugo Barreto/Metrópoles<br /> @hugobarretophoto</p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-1"></div></div> </p>

A primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, interagiu e conversou na última sexta-feira (30/8) com o ministro do STF André Mendonça, indicado à Corte pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

A interação ocorreu na presidência do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3), em São Paulo, antes da posse da advogada Gabriela Araújo como nova desembargadora da Corte.

Mendonça, Janja e outras autoridades aguardaram no gabinete da presidência o início da cerimônia de posse. Gabriela é amiga pessoal da primeira-dama e contou com o apoio do ministro do STF para chegar ao TRF-3.

3 imagens
Primeira-dama Janja empossa advogada Gabriela Araújo, de quem é amiga, como nova desembargadora do TRF-3
Jantar oferecido pelo grupo Prerrogativas ao ministro do STF André Mendonça, em maio de 2023
1 de 3

Ministro André Mendonça, primeira-dama Janja e desembargadores Gabriela Araújo e Carlos Mutadesembargadores Gabriela Araújo e

Reprodução
2 de 3

Primeira-dama Janja empossa advogada Gabriela Araújo, de quem é amiga, como nova desembargadora do TRF-3

Reprodução
3 de 3

Jantar oferecido pelo grupo Prerrogativas ao ministro do STF André Mendonça, em maio de 2023

Redes sociais

Enquanto esperava o início do evento, Mendonça acompanhou a conversa de Janja com o presidente do tribunal, desembargador Carlos Muta, sobre a importância da participação feminina no Judiciário.

O ministro do STF indicado por Bolsonaro e a esposa de Lula também conversaram diretamente. Segundo relatos de pessoas presentes, a interação entre eles foi amistosa de ambos os lados.

Embora tenha sido indicado por Bolsonaro e tenha posições conservadoras, Mendonça é bem visto por diversos integrantes do governo Lula e aliados do atual presidente da República.

Em maio de 2023, como a coluna noticiou à época, o ministro do STF foi homenageado em jantar promovido pelo Prerrogativas, grupo de advogados antilavajatistas e aliados ao governo Lula.

O discurso de Janja

Durante a cerimônia de posse da nova desembargadora do TRF-3, Janja discursou e defendeu uma presença maior de mulheres em postos estratégicos do Poder Judiciário.

A primeira-dama, inclusive, elogiou a ex-ministra Rosa Weber por aprovar regras, quando presidia o STF, para o preenchimento de vagas que visam alcançar a paridade de gênero nos tribunais.

Janja também elogiou o atual presidente do Supremo, ministro Luís Roberto Barroso, por promover “importantes discussões para o avanço da paridade de gênero no Judiciário”.

“Mais mulheres no topo das decisões judiciais representa efetivamente a democracia plena no nosso país. É importante que mulheres se vejam representadas por outras mulheres”, discursou a primeira-dama.

A esposa de Lula, aliás, foi bastante assediada para fotos tanto na cerimônia de posse de Gabriela no TRF-3, quanto no jantar de comemoração promovido pela nova desembargadora do tribunal.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?