metropoles.com

Conversa com Garcia e fuga de aliados: o que levou Doria a desistir

Ex-governador paulista anunciou nesta segunda-feira (23/5) ter desistido de concorrer ao Palácio do Planalto nas eleições deste ano

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fábio Vieira/Metrópoles
Rodrigo Garcia e João Doria
1 de 1 Rodrigo Garcia e João Doria - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

Anunciada no final da manhã desta segunda-feira (23/5), a decisão do ex-governador João Doria (PSDB) de abandonar a disputa pela Presidência da República deste ano foi tomada na tarde de domingo (22/5).

Segundo aliados, duas conversas foram decisivas para o tucano desistir da pré-candidatura: uma com familiares e outra com o atual governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB). Os dois conversaram nesse domingo.

No diálogo, Garcia foi sincero e colocou que a candidatura de Doria ao Palácio do Planalto atrapalharia sua reeleição em São Paulo, o que poderia por fim ao ciclo de 28 anos do PSDB à frente do governo paulista.

Abandono de aliados

Além do alerta de Garcia, aliados de Doria dizem que pesou na decisão dele o abandono de aliados que estavam com ele nas prévias do PSDB, mas se afastaram depois, após sua candidatura não decolar nas pesquisas.

Entre esses “ex-apoiadores” que teriam abandonado Doria, interlocutores do ex-governador citam deputados federais paulistas do PSDB, como Carlos Sampaio e Samuel Moreira.

Submergir

Após a desistência, aliados aconselharam Doria a “submergir” nos próximos meses. O tucano deve viajar nas próximas semanas, antes de anunciar seu futuro político.

Tucanos próximos ao ex-governador não descartam, porém, que ele possa “ressurgir” como candidato ao Planalto lá na frente, caso a candidatura da senadora Simone Tebet (MDB-MS) também não deslanche.

A senadora, como vem mostrando a coluna, foi escolhida como nome único ao Palácio do Planalto da chamada “terceira via”, grupo composto por PSDB, MDB e Cidadania.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?