metropoles.com

Contrariando presidente, aliado de Bolsonaro defende COP no Brasil

Há quatro anos, o então presidente eleito Jair Bolsonaro vetou realização da conferência sobre mudanças climáticas da ONU no Brasil

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
O ex-presidente Jair Bolsonaro
1 de 1 O ex-presidente Jair Bolsonaro - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Aliado de Jair Bolsonaro, o deputado federal Zé Vitor (PL-MG) enviou um pedido ao governo federal sugerindo que a COP29, prevista para novembro de 2024, seja realizada no Brasil.

A indicação foi enviada pelo parlamentar bolsonarista na última quinta-feira (10/11) aos ministros Carlos França (Relações Exteriores) e Joaquim Leite (Meio Ambiente).

A sugestão chamou atenção por ir na linha oposta a uma orientação dada pelo então presidente eleito Bolsonaro em 2018, antes mesmo de ele assumir a Presidência da República.

Há quatro anos, Bolsonaro mandou Ernesto Araújo, então indicado para ser o futuro chanceler brasileiro, cancelar a COP25, que aconteceria em novembro de 2019 no Brasil.

Na ocasião, a justificativa de Bolsonaro para vetar a realização da conferência sobre mudanças climáticas da ONU no país foi restrições fiscais e orçamentárias.

Bolsonaro também alegou uma possível perda da soberania nacional pela proposta de demarcação de um corredor ecológico que passaria pelos Andes, pela Amazônia, e chegaria ao Atlântico.

Novo discurso

Após a derrota de Bolsonaro para Lula, Zé Vitor defende que o Brasil deve trabalhar para sediar a conferência daqui a 2 anos, por ser de “vital importância” o país “reassumir o protagonismo” nas questões “ambientais e climáticas”.

“Entendemos ser de vital importância para o Brasil reassumir o protagonismo em questões ambientais e climáticas, sediando a COP29 em 2024. Sugerimos ainda, pela importância da maior floresta tropical remanescente no planeta, que a sede do evento seja uma das capitais amazônicas, o que poderia ser organizado em conjunto pela União e pelo Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal, formado pelos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Maranhão, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins”, afirmou o deputado.

Este ano, a COP 27 será realizada no Egito. Bolsonaro não irá, assim como fez durante os quatro anos que foi presidente. O Brasil será representado pelo ministro do Meio Ambiente e pelo presidente eleito Lula.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?