metropoles.com

Contrariado com governo Bolsonaro, setor faz aceno a Sergio Moro

Setor de combustíveis ficou incomodado com MP do governo que liberou postos bandeirados a venderem gasolina de outras marcas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Sergio Moro com distribuidoras
1 de 1 Sergio Moro com distribuidoras - Foto: null

Contrariadas com governo Jair Bolsonaro desde a chamada Medida Provisória (MP) dos Combustíveis, as grandes distribuidoras de combustíveis decidiram fazer um aceno a um dos principais adversários políticos do presidente da República: o ex-juiz Sergio Moro.

Na última sexta-feira (11/12), representantes de empresas como Raízen (Shell), Ipiranga e Vibra (antiga BR Distribuidora) se reuniram com Moro para discutir as demandas do setor. Presidenciável do Podemos, o ex-juiz prometeu ao soluções sem “gambiarras”.

O encontro ocorreu pouco mais de quatro meses após o governo Bolsonaro editar, em agosto, uma MP que acabava com a obrigação de postos bandeirados (com a marca de grandes distribuidoras) venderem apenas produtos dessas empresas.

A regra, porém, acabou caindo quando a medida provisória foi votada no Congresso Nacional, no final de novembro. Durante a votação, parlamentares aprovaram uma sugestão do PT para retirar da MP o trecho que liberava a “bomba branca”.

O setor, vale lembrar, tem relação com o ex-juiz desde abril de 2020, quando alçou o general da reserva Guilherme Theophilo como CEO do Instituto Combustível Legal, uma das principais entidades que faz o lobby das distribuidoras.

E quem é Theophilo? O general da reserva foi secretário nacional de Segurança Pública na gestão Sergio Moro no Ministério da Justiça. O militar foi exonerado do cargo logo que o André Mendonça assumiu o comando da pasta como substituto do ex-juiz da Lava Jato.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?